-
Arquitetos: Ali Arshad Associates
- Área: 158 ft²)
- Ano: 2020
-
Fabricantes: Adobe, AutoDesk, Mehler Texnologies, Revit, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto foi idealizado como uma instalação educacional moderna e um edifício referência, que atua como centro de conhecimento para a região e inspira os jovens a alcançar o ensino superior. O local está situado entre exuberantes pomares de tangerina, na cidade de Toba Tek Singh. O novo volume faz parte de um grande campus de educação e saúde, com 20 hectares (50 acres), que visa fornecer educação de qualidade para toda a região central de Punjab.
O programa compreende salas de aula, laboratórios de informática e ciências, uma biblioteca de dois pavimentos bem equipada com duas salas para seminários, além de escritórios administrativos e de docência, organizados em torno de um pátio central comum e multifuncional. O acesso pela fachada norte rompe o formato ortogonal do edifício, com uma abordagem convidativa ao ressaltar o volume com a sala de seminário e configurar um coletor de vento maciço que permite a ventilação natural. O pátio ergue-se verticalmente proporcionando uma conexão visual de todos os pavimentos e facilitando o fluxo de ar natural por todo o edifício. Um dossel de tecido translúcido flutua sobre o pátio, de forma a oferecer sombra contra a luz solar direta e contrastar a leveza etérea contra o peso da forma construída. As pontes de ligação, que cruzam o pátio, conectam todos os pavimentos e oferecem espaços de descanso e encontro informal para os alunos.
Um dos muitos desafios do local são as temperaturas extremas no verão, que fizeram necessário o isolamento do edifício, sem comprometer a qualidade da luz que ilumina o interior. Desta forma, uma fachada ventilada foi concebida nas faces sudeste e oeste do edifício, resfriando consideravelmente as temperaturas internas, mitigando o ganho solar e permitindo que o edifício tenha uma identidade única. Esta tela perfurada, construída com 690.000 tijolos vermelhos, é perfeita fusão da habilidade e tecnologia locais, projetada em resposta às intensas condições climáticas locais.
O lote, localizado em uma pequena cidade rural, apresentou vários desafios, desde o acesso limitado a mão de obra qualificada, até a falta de materiais de construção avançados. Pisos de tijoleira pré-moldados e in loco foram amplamente utilizados ao longo da fachada de tijolos vermelhos. Para reduzir conscientemente a pegada de carbono, o edifício utiliza principalmente materiais manufaturados localmente, o que nos permite celebrar a arquitetura indígena e a linguagem tradicional. O processo de arquitetura foi motivado pela sensibilidade e uma abordagem consciente do clima, o que nos permitiu criar uma arquitetura que se destaca como um marco moderno, enquanto está firmemente enraizada em seu contexto.